Arco submerso (SAW) é o processo de soldagem a arco elétrico com eletrodos consumíveis, nos quais o arco elétrico e a poça de fusão são protegidos do ambiente pelos produtos resultantes da queima de um fluxo que é adicionado independentemente do eletrodo.

Pode ser utilizado como eletrodo: arame maciço, arame tubular ou fita.

Este processo une metais pelo aquecimento e fusão destes com um arco elétrico (ou arcos), estabelecido entre um eletrodo nu (ou vários eletrodos) e o metal de base.

O arco é submerso (coberto) por uma camada de material granular fusível que é conhecido por fluxo; portanto o regime de fusão é misto: por efeito joule (ou seja térmico) e por arco elétrico.

A movimentação do cabeçote de soldagem em relação à peça faz progredir passo a passo a poça de fusão que se encontra sempre coberta e protegida por uma escória que é formada pelo fluxo fundido e impurezas.

Vantagens do processo:

•          Alta qualidade da solda.

•          Taxa de deposição e velocidade de deslocamento extremamente alta.

•          Nenhum arco de soldagem visível, minimizando requisitos de proteção.

•          Pouca fumaça.

•          Utilização de múltiplos arames.

O processo de soldagem a arco submerso também solda uma faixa ampla de espessuras, e a maioria dos aços, ferríticos e austeníticos (carbono e inox por exemplo).

Uma utilidade do processo de soldagem a arco submerso está na soldagem de chapas espessas de aços, por exemplo, vasos de pressão, tanques, tubos de grandes diâmetros e vigas.

A soldagem a arco submerso pode ser usada para muitas aplicações industriais, que incluem fabricação de navios, fabricação de elementos estruturais, vasos de pressão, etc.

O processo pode ser usado para soldar seções finas, bem como seções espessas (5 mm até acima de 200 mm).

Soldas executadas com este processo usualmente têm boa ductilidade, alta tenacidade ao entalhe, contém baixo hidrogênio, alta resistência à corrosão e propriedades que são no mínimo iguais àquelas que são encontradas no metal de base.

Por este processo pode-se executar soldas de topo, em ângulo, de tampão, e também realizar deposições superficiais no metal de base (revestimento).

PMC SERVIÇOS, sempre capacitando e melhorando os seus processos produtivos!

Veja nossa timelapse no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=mhgWbKu-ST8

©2017-2020 PMC Serviços Ltda | Todos os direitos reservados.
Atendimento via WhatsApp
Enviar mensagem